PARATUR em prol de sítio pesqueiro turístico

496


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove trabalho de conservação ambiental e desenvolvimento sócio-econômico, por meio do Turismo de Pesca Esportiva, no Sítio Pesqueiro Foz do Rio Jamanxim, na cidade de Itaituba. No dia 10, a Paratur e a prefeitura do município assinaram convênio no valor de R$ 150 mil para estruturação e implementação do sítio pesqueiro.
Segundo a turismóloga da Companhia, Adriana Maués, o trabalho tem como área de abrangência o rio Tapajós, nas proximidades da foz do Rio Jamanxim, onde se encontra o sítio pesqueiro. “Devido ao alto potencial piscoso, vamos capacitar as comunidades da área para receber o turista de pesca, da modalidade amadora ‘Pesque e Solte’. Evitando assim desmatamento, matança de animais, a pesca comercial e exploratória. É um trabalho para geração de emprego e renda, e proteção da fauna e flora local”, explica.
Adriana Maués destaca como principais objetivos do projeto a sensibilização e capacitação das comunidades locais para as questões ambientais, instalação de infra-estrutura de receptivo turístico e de fiscalização ambiental, dotar as comunidades de equipamentos para a atividade turística, realizar estudo de prospecção pesqueira, elaborar a roteirização turística do município, elaborar o Plano de Gestão do Sítio de Pesca Esportiva, incentivar a integração do poder público, da iniciativa privada e comunidades, a criação de um acordo de pesca nas comunidades, além da elaboração de estratégias de divulgação e comercialização dos sítios pesqueiros.
Fonte = Brasilturis

Deixe uma resposta