É considerada a maior superfície de água do mundo, com 3.889.489,6 km². Seus principais rios são o Amazonas, com sete mil afluentes, o rio Negro, é extenso e largo e possui vários pontos de pesca para captura do tucunaré-açu. Na bacia Amazônica também há outros rios ótimos para a pesca esportiva como o Rio Madeira, Rio Solimões, o Rio São Benedito, Rio Roosevelt, Rio Teles Pires, Rio Xingu e Rio Uatumã.
Entre as espécies de peixes esportivos da bacia amazônica en-contram-se, abotoado, acará-açu, apapá, aruanã, barbado, bicuda, cachorras, caparari e surubim, dourada, jaú, piraíba, jatuarana e matrinxã, jurupoca, piranha, pirapitinga, pirarara, saicanga, tambaqui, traíra e trairão, pescada, tucunarés e muitos outros. A pesca amadora, famosa pela quantidade e variedade de peixes, geralmente é praticada nos rios, lagos, igarapés, furos e nos igapós.
Em Barcelos a melhor época para se pescar é de setembro a abril. Os equipamentos são varas pesadas e linhas de 15 a 45 lb. Iscas artificiais de superfície e meia-água.
Lá há muitos barcos-hotéis para diversos tipos de pescaria, vários hotéis e pousadas para todos os gostos. Para essa região você pode escolher em descer em Manaus ou Barcelos. Em Manaus a melhor época é de agosto a novembro no Rio Madeira e seus afluentes e, de novembro a março no Rio Negro. Os equipamentos utilizados são os mesmos da pescaria em Barcelos.
Não esqueça de se vacinar contra a febre amarela.
Todos os homens (entre 18 e 65 anos) e mulhe-res (entre 18 e 60 anos) devem ter a licença de pesca. O valor desse do-cumento atual é de R$ 20,00 para pesca desem-barcada e a embarcada é de R$ 60,00, esse valor pode ser corrigido.
Sempre ande com o comprovante de pagamento e o RG por causa da fiscalização.
eu achei muito interesanti
e muinto bom e eu aprendi bastante e adorei