Ômega 3


Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, são um tipo de gordura poliinsaturada sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente. Por essa razão, este ácido graxo é chamado de “essencial” e deve ser incluído na dieta alimentar, assim como o ômega 6.
A ingestão do ômega 3 auxilia a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, enquanto que o excesso dele pode retardar a coagulação sangüínea. É um importante mediador de alergias e processo inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos.


As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.
Podemos encontrá-lo também nas nozes, sementes de linhaça, óleo de linhaça, rúcula e nos óleos vegetais.
Os cientistas observaram uma incidência curiosamente baixa de doenças cardiovasculares entre os esquimós da Groenlândia, apesar de sua alimentação conter alto teor de gordura. O motivo? Sua alimentação consistia em peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.
Este foi o ponto de partida para maiores estudos sobre a importância do omega-3 para a saúde humana.
Beneficios :
– melhora a concentração;
– melhora a memória;
– aumenta a motivação;
– melhora as habilidades motoras;
– aumenta a velocidade de reação;
– neutraliza o stress;
– previne doenças degenerativas cerebrais

de partidamotoraso pontoômega-3prostaglandinas
Comments (0)
Add Comment